Como saber a melhor combinação de calhas e rufos para a sua residência.
A construção de casas e edificações em geral acontece em etapas igualmente importantes, tais como: a escolha do local a ser construído, o desenho da planta, material, a infraestrutura e o acabamento. Cada parte é feita de escolhas, e se tem uma parte que não se pode ignorar é a escolha das calhas e rufos, pois não os utilizar de maneira adequada e segura em sua obra é um erro.
A ausência de calhas e rufos em áreas necessárias causam problemas que vão se acumulando ao longo dos anos. Mas para entender melhor, primeiro vamos lembrar o que são calhas e o que são rufos:
Calha é o principal canal de coleta das águas que escoam sobre a superfície de telhados e terraços de uma casa ou edifício. Essas águas precisam ser captadas e conduzidas de forma controlada por sistemas de captação e drenagem pluvial, para reduzir a erosão do solo, evitar alagamentos e proteger as edificações da umidade, garantindo conforto as pessoas. Sem as calhas, toda água da chuva cai do telhado direto para o chão, criando aquela corrente de água que molha qualquer pessoa que tente passar abaixo do telhado. Quando a chuva é muito forte, o excesso de água pode causar alagamentos na garagem ou entre a calçada e a sarjeta da rua.
Já os Rufos servem para proteger muros e paredes de infiltrações de água. Sem eles, com o passar dos anos a água se infiltra entre os tijolos e criam aquelas manchas escuras no teto e na parede, proliferando mofo e mal cheiro.
Agora que você já sabe o que são e para que servem as calhas e rufos, que tal saber qual você precisa para a sua casa?
Como cada construção é diferente, não existe um modelo padrão de calhas e rufos. Para saber qual se adéqua melhor ao seu tipo de edificação, veja nosso catálogo ou clique aqui para entrar em contato com nossa equipe de suporte e vendas